domingo, 2 de março de 2014

Obediência, Sacrifício e Oferta


O convívio constante com o Senhor nos trás experiências maravilhosas. Conviver com os irmãos também nos trazem oportunidades incríveis de experimentar o agir de Deus, mesmo que essas experiências não estejam diretamente ligadas a você ou ligadas a experiências diretas suas para com Ele. Não à toa temos o Salmos 133-NVI: "Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união..."

Tenho em minha vida dois irmãos queridos que sempre estão comigo e minha esposa. Os momentos felizes e os momentos de tribulação, a pelo menos 6 ou 7 anos, sempre foram acompanhados por esses irmãos abençoados. Mas nessa última semana o Senhor apresentou à minha irmã um chamado que exigiu um pouco mais dela.

O Senhor a chamou para cuidar de uma pessoa cuja saúde está um pouco debilitada. Essa minha irmã tem que, além de auxiliá-la, cuidar da casa, inclusive cozinhar. Mas uma coisa que não mencionei: estamos em Contagem - MG e a pessoa que necessita de cuidados mora em Piracicaba - SP. São mais ou menos 600 km de distância. Outra coisa que não mencionei é que essa minha irmã tem duas lindas filhas (11 e 4 anos de idade), que ainda necessitam da mãe por perto, até mesmo porque a palavra do Senhor nos exorta que devemos ensinar os nossos filhos o caminho do Senhor para que dele eles não se desviem (Provérbios 22:6).

Mas ela obedeceu prontamente ao Senhor! Deixou seu esposo e uma de suas filhas aqui, em Contagem, e partiu para Piracicaba, com a filha mais nova.

O Pastor Márcio Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha (www.lagoinha.com), certa vez disse que o abecedário do Senhor não começa com ABCD e sim com OBDC. Obediência a Ele é uma das virtudes que temos que começar a adquirir a partir do momento que entregamos as nossas vidas ao Senhor. A palavra diz que é melhor a obediência do que o sacrifício (1 Samuel 15:22). Mas entendam uma coisa meus irmãos: A obediência ao Senhor requer sacrifício, mas o sacrifício, nem sempre, requer obediência ao Senhor! Por isso Samuel disse que melhor obedecer do que sacrificar. Uma coisa leva a outra!

Talvez você possa questionar o fato da família estar nesse momento separada e que no seu entendimento o Senhor não faria isso, pois a família tem que estar sempre junta, unida. Mas a palavra do Senhor nos diz que os pensamentos e os caminhos dEle são mais altos dos que os nossos (Isaías 55:8-9) e isso nos dá a certeza de que Ele mesmo cuidará deles com muito amor e que esse fato de forma alguma separá a família e sim unirá mais. Dúvida!? Leia então 1 Corintios 1:27!

Mas orando por essa família o Senhor me tocou de algo que não havia imaginado antes. O sacrifício em forma de oferta. Em Gênesis 22:2 o Senhor pediu a Abraão, em substituição ao cordeiro, o sacrifício, em forma de holocausto, de seu filho Isaque.

Mas temos que lembrar do contexto: Abraão e Sara já estavam em idade avançada, o que dificultava a geração de outro filho, além de haver uma promessa sobre a vida de Abraão de que a sua descendência seria incontável como as estrelas do céu e a areia do mar (Gênesis 13:16; 15:5). Mesmo diante dessas circunstâncias Abraão creu que o Senhor poderia lhe dar outro filho para que se cumprisse a promessa. Ele obedeceu prontamente ao Senhor e iria dispor da presença de seu filho para cumprir a um chamado do Senhor. Creio que isso não lhe deixou pulando de alegria, pelo contrário, a tristeza deve ter tomado conta de todo o ser de Abraão naquele momento. Creio que deve lhe ter cortado o coração quando Isaque lhe perguntou: "Onde está o cordeiro?" (Genêsis 22:7).

Obedecer muitas vezes nos trás peso, nos trás tristeza, pois somos apegados demais às coisas naturais.

Mas o meu irmão ofereceu a própria esposa como oferta ao Senhor. Se dispôs dela, do convívio com ela, para que a mesma cumprisse o chamado do Senhor. Naquele momento, é como se ela fosse o "Isaque" dele. Aprendi com isso. Devemos nos dispor de tudo pelo Senhor. Às vezes até mesmo daquilo que nunca imaginávamos que Ele pediria. Até mesmo de uma promessa! Mas creio, a exemplo de Abraão, que teve Isaque restituído pelo Senhor, como se voltasse dos mortos, logo o meu irmão terá a sua família restituída. Além de restituída, renovada, restaurada, avivada. Aleluia!! Somente o Senhor é digno de adoração!

Após Abraão não negar Isaque ao Senhor, Ele, o Senhor, lhe abençoou GRANDISSIMAMENTE e cumpriu as promessas feitas a Abraão (Gênesis 22:17). E foi de tal maneira que o mesmo é considerado patriarca não só dos judeus, mas também dos muçulmanos.

Os meus irmãos que foram prontos em obedecer, sacrificar e ofertar, tenho certeza, serão grandemente abençoados, porque é promessa do Senhor!

Muitas vezes, meu irmão leitor, o Senhor pede a nós coisas ou pessoas em oferta a Ele e temos que obedecer prontamente. Às vezes o seu tempo, às vezes aquele dia que separou para ver a sua namorada, às vezes o seu carro, para levar os irmãos em algum lugar. Tudo isso é oferta ao Senhor, tudo serve ao Reino! Não é só dinheiro: "-Pronto, cumpri a minha obrigação!". Temos que estar prontos a OBDC!

Tenho por certo meu irmão, que ofertou a esposa ao Senhor, e minha irmã, que agora está longe, o Senhor lhe abençoará GRANDISSIMAMENTE!!!

Uma sugestão aos meus irmãos leitores:


Outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário