quinta-feira, 6 de março de 2014

Deus, as Redes Sociais e outros Gadgets


É interessante como as redes sociais e os gadgets (expressão inglesa que significa geringonça, dispositivo) tomaram conta de nossas vidas. Poucas pessoas nesse mundo não tem acesso às Redes Sociais ou a um Smartfhone. Pesquisas recentes mostram um grande número de acessos dos brasileiros nas redes sociais, sendo que a preferência nacional é o Facebook, com uma fatia de 84% dos acessos, algo em torno de 55 milhões (fonte: http://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/34092-pesquisa-mostra-que-a-maioria-dos-brasileiros-nas-redes-sociais-e-arroz-de-festa-.htm). É muita gente!!

Essa pesquisa também apontou os temas preferidos dos brasileiros, nessa ordem: futebol, religião, política, trabalho, novela, autoajuda, humor e sexo.

Eu sempre dou uma passadinha nas redes sociais e possuo conta no Facebook (mais pessoal) e no Twitter (@verbodedeus). 

Mas a primeira rede social de que me lembro é o Orkut que, por incrível que possa parecer, ainda tem um bom número de fiéis usuários. Mas é justamente essa rede que me inspirou a escrever esse post. 

Eu tinha um colega de trabalho que criou uma conta no Orkut chamada "O olho que tudo vê". Não sei se vocês sabem e não sei se é assim ainda hoje, mas essa rede permitia que você configurasse a sua conta para entrar nas páginas de outras pessoas, mesmo sem ser "amigo", e "fuçar" tudo. Nesse caso, as configurações permitiam que a pessoa soubesse ou não que você a "visitou". Assim, o "olho que tudo vê" passeava na sua conta e você, às vezes, via a visita mas não sabia de quem se tratava. Ou seja, a pessoa ficava escondida atrás de uma máscara para bisbilhotar a sua vida.

Se você é cristão, sabe que Deus é onisciente*, detém todo o conhecimento (Provérbios 15:11), onipresente*, presente em toda parte  (Jeremias 23:23,24) e onipotente*, que pode todas as coisas (Mateus 19:26).

Com esses atributos de Deus eu conclui que, sim, Ele está nas Redes Sociais e tem smartfhone (não direi a marca pra não fazer propaganda, mas pode ter certeza que é forte e poderoso).

Utilizando-me de um meme, "Quem nunca", vou dizer: "quem nunca" recebeu uma ligação abençoada, com uma mensagem de paz e de alegria ou "quem nunca" leu um post que caiu como uma luva em um momento de tristeza ou desespero? 

Meu irmão, o Senhor é onipresente, está em todo lugar, inclusive nas redes sociais. Mas Ele não digitará ou ligará diretamente para você. Ele usará você ou algum irmão, de algum lugar do mundo, para criar uma mensagem ou fazer uma ligação que alcançará o seu coração. Que excelente notícia, não!? 

Lembro de certa ocasião em que eu estava em um momento de grande tribulação e já não suportava aquilo mais. Clamei ao Senhor ardentemente e com muito desespero e Ele ouviu o meu clamor. Sabe como eu sei que Ele ouviu? Recebi uma mensagem no celular (acha engraçado!? Eu achei poderoso!), logo após a minha oração, que dizia mais ou menos assim:
"O Senhor ouviu o seu clamor e o homem de branco pessoalmente irá te trazer a resposta."
A pessoa que me mandou a mensagem nunca havia me ligado ou me mandado alguma mensagem e continuou assim, não tenho mais notícia. Mas o fato é que naquele momento ele se fez instrumento de Deus para abençoar a minha vida.

Em outra ocasião tive um pequeno acidente que atrasou todo o meu dia. Mas a minha esposa recebeu uma ligação, do nada, e a pessoa revelou a ela o porque daquele acidente. Foi um livramento!! 

Não é bom saber que o Senhor tem Face? Afinal, 84% dos acessos é nessa rede, ou seja, você pode alcançar muitas vidas.

Mas talvez não seja tão bom para alguns! É que acaba se tornando uma via de mão dupla. Da mesma forma que o Senhor está ali para te abençoar através dos posts ou de ligações do smartphone celestial, Ele também observa o que você faz e o que você escreve. Muitas vezes, especialmente nas redes sociais, o alcance de algo que você escreve é praticamente infinito. Será que vale a pena, às vezes, postar aquela foto ou aquela imagem? O Senhor é o "olho que tudo vê" das redes sociais. Nada está escondido dEle (Salmos  44:21; 90:8; Mateus 6:6; Romanos 2:16).

O que vejo nessas redes são pessoas denigrindo umas às outras ou até mesmo blasfemando contra o Senhor, todas escondidas atrás de um perfil. Não que elas criam perfis falsos, mas sabemos que é muito mais fácil criticar através de um teclado ou telefone do que cara a cara (não se orgulhe se você é daqueles que fala na cara, porque falamos de testemunho cristão).

Todos dizem que a internet é terra sem lei. Mas com o Senhor as coisas não são por aí. A Lei do Amor vale em qualquer território. Tenha em mente, meu irmão, com Deus não se brinca, não se zomba, e aquilo que plantarmos, será isso que colheremos (Gálatas 6:7).

Se me permite, eu sugiro que você dê ouvidos à sua consciência (que é um atributo do seu espirito) ao postar ou dizer algo. Tente, sempre, edificar as pessoas. Somos livres para fazermos o que quisermos, e quando eu digo o que quisermos é o que quisermos mesmo! Mas nem tudo convém, nem tudo edifica, devemos buscar o bem estar das pessoas e não o nosso próprio (1 Corintios 6:12; 10:23,24).

Mas se você se fechar à sua consciência, uma hora ela atrofia, aí você vive para si mesmo achando que tudo está legal, tudo está bem! Mas isso é contrário ao que Cristo nos ensinou (Mateus 22:39).

Esse amor pelos outros passa, inevitavelmente, por como você se comporta em qualquer lugar, inclusive nas Redes Sociais, ou você é crente só de banco de igreja?

Portanto, meus queridos irmãos, se você receber uma mensagem de carinho que toca o seu coração, um post que lhe trás paz ou uma ligação que lhe fortaleceu para continuar a caminhada, pode atribuir isso ao Senhor, afinal, Ele é o Deus de todas as coisas, inclusive das Redes Sociais e de outros gadgets.

Acredito que devemos utilizar das ferramentas disponíveis para disseminarmos a palavra de Deus. Mesmo que a maioria delas sejam utilizadas para futilidades e coisas que não edificam, podemos transformá-las em mecanismos de bençãos. Mas a única maneira de disseminarmos a palavra é se você se dispor a isso. Caso alguma palavra aqui escrita toque o seu coração, compartilhe com mais irmãos. Ele também pode ser tocado!!

Mas não se prendam a isso, nada é melhor do que a comunhão pessoal com o Senhor e com os nossos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário